Organização Contábil Carlos Muller

Boletim do Empresário
março 2007

Faz e acontece | Empreendedorismo

Persistência, indispensável para ser líder

A direção da empresa precisa estabelecer e compartilhar estratégias

Constantes inovações no mercado exigem mudanças de posturas e atitudes dos gestores. Nesse novo cenário, a liderança assume especial importância para o sucesso da empresa.

Liderança

Ser líder é ter uma missão e visão compartilhada, educar e treinar os colaboradores para que toda a organização atue na mesma sintonia. É orientar e encorajar as chefias a identificar a direção a ser seguida, para que a instituição possa competir no futuro, com um comportamento ético e transparente. Enfim, é ter uma equipe para planejar, executar, verificar e corrigir rumos.

O líder precisa estar à frente das mudanças, ouvindo as pessoas e o mercado, criando um ambiente organizacional apropriado à autonomia, melhorias contínuas, inovações e aprendizado organizacional.

Organizações inteligentes são capazes de compartilhar suas experiências - com clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores, de forma que lhes permita criar e ter sucesso, através de:

•   líderes visionários, que inspirem uma missão compartilhada;

•   líderes abertos ao novo, visto que o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro;

•   líderes que tratem a velha questão do PODER sob uma NOVA perspectiva;

•   líderes com visão sistêmica;

•   líderes estrategistas;

•   líderes em constante aprendizado.

Constância de propósitos

A verdadeira virtude de um líder é a persistência. Será considerado inteligente, como diria Piaget, cada vez que superar um obstáculo. É ser capaz de ir além de iniciativas, ter "constância de propósitos", gerando inovações e melhorias contínuas.

O papel do líder não é ditar as decisões finais, mas certificar-se de que as decisões que a equipe está tomando se enquadram na visão da empresa.

A direção da empresa precisa estabelecer e compartilhar estratégias, transmitir valores claros, visíveis e comunicar as expectativas de resultados.

As estratégias, valores e expectativas precisam considerar as necessidades de todas as partes interessadas, ou seja:

•    os clientes, que esperam serviços de qualidade;

•    os acionistas, que desejam um bom resultado do seu investimento;

•    as pessoas que trabalham na organização, que aspiram por satisfação no trabalho e oportunidades de crescimento;

•    a comunidade, que percebe as ações positivas e negativas dos produtos e serviços oferecidos.

A aplicação destes fundamentos implicam, em geral, em:

•    estabelecer e compartilhar uma clara visão de futuro da organização;

•    estabelecer metas e objetivos desafiadores para a organização;

•    criar, sustentar e inspirar valores, responsabilidades sociais, comportamento ético e justo em todos os níveis da organização;

•    propiciar os recursos necessários;

•    encorajar e reconhecer a contribuição das pessoas;

•    ter constância de propósitos, adequados ao modelo adotado de gestão;

•    analisar pessoalmente (alta direção) e efetivamente o desempenho da organização com base em informações e análises.

Principais benefícios:

•    consolidação de valores, objetivos e expectativas, através do exemplo da alta direção;

•    inspiração e motivação aos empregados para contribuírem, aprenderem e inovarem;

•    uniformização e sintonia de informações nos diferentes níveis hierárquicos da organização.

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