Organização Contábil Carlos Muller

Boletim do Empresário
janeiro 2007

Faz e acontece | Empreendedorismo

A força do marketing interno de sua empresa

Os funcionários são os verdadeiros colaboradores do sucesso da empresa

O maior ativo de uma empresa e a principal diferenciação dos concorrentes é a qualidade do grupo de funcionários que ela possui. A imagem da empresa é o conjunto do que eles representam e fazem no dia-a-dia.

Funcionários comprometidos com o trabalho, com os resultados, com os clientes, proporcionam a imagem de uma empresa comprometida com seu negócio, com os resultados e com os clientes.

Tudo é uma conseqüência compartilhada, pois o cliente só terá condições de ser bem atendido se houver um tratamento recíproco por parte da empresa. É preciso compreender que cliente satisfeito é reflexo de funcionário satisfeito.

O que a empresa oferece aos funcionários acaba recebendo de retorno deles.

É função da empresa fazer todos entenderem o papel e a responsabilidade de suas atividades. Desde a pessoa responsável pela limpeza, passando pela recepcionista, até chegar ao presidente ou proprietário da empresa, todos têm um importante papel a desempenhar.

Parte desta concepção é o que pode ser chamado de marketing interno, uma ferramenta capaz de promover grandes resultados em qualquer empresa.

Abaixo são apresentadas ações que podem servir como base inicial para um plano de marketing interno para qualquer empresa, independente de seu porte.

Crie canais para ouvir os funcionários

Institua um programa para ouvir os funcionários, do tipo "fale com o diretor". Crie um canal para que o funcionário demitido expresse sua opinião, declarando situações desconhecidas ou "ocultas". Coloque caixas de sugestões em diversos locais da empresa.

Desenvolva campanhas internas

Tudo o que for desenvolvido na empresa deve ser muito bem comunicado. Pode-se criar campanhas internas, com temas motivacionais, com faixas, cartazes e banners dentro da empresa.

A adoção de um jornalzinho interno é uma boa opção. Mais simples que isto pode ser a confecção de um jornal de parede, com notícias semanais; ou então de um mural de avisos. Não esqueca as datas de aniversário e, principalmente, a data de aniversário de "vida" do funcionário na empresa.

Promova a integração dos funcionários novos

Ao contratar um funcionário, promova a integração dele junto à empresa e aos novos colegas de trabalho. A exibição de vídeos institucionais contando a história de empresa, sua missão, valores e visão de futuro é uma boa prática.

Realize eventos e incentive a participação de todos

Qualquer tipo de evento é uma valiosa oportunidade integradora. No entanto, a presença de todos é de fundamental importância, mesmo que eles ocorram em horários diferentes do expediente de trabalho.

Uma boa opção é aproveitar datas festivas específicas para tal. Se os familiares dos funcionários puderem participar destas atividades, melhor ainda.

Reconheça o esforço sempre

Estabeleça prêmios como reconhecimento ao esforço dos funcionários que atingiram metas estabelecidas ou promoveram melhorias contínuas na empresa.

Quando todos os funcionários compreenderem que seu trabalho é que faz a diferença, haverá maior consciência profissional, maior profissionalismo e maior competitividade empresarial.

Resultados práticos

Os resultados práticos serão os melhores indicativos e a atribuição deste sucesso será da força do marketing interno.

Os funcionários são os verdadeiros colaboradores do sucesso da empresa. Investir neles é resultado certo!

O que você está esperando para colocar seu plano em prática?

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