Organização Contábil Carlos Muller

Boletim do Empresário
dezembro 2006

Faz e acontece | Empreendedorismo

Prepare sua empresa para um ano de muito sucesso

A hora é de analisar o que não foi feito em 2006 e se preparar para 2007

Todo ano novo traz esperanças renovadas para as pessoas, influenciando de forma positiva o ambiente das empresas, pois ano novo é sinônimo de vida nova.

O espírito de mudanças, novidades e realizações toma conta de todos os ambientes.

O ano de 2006 está ficando para trás. O momento agora é de olhar, com muito critério, para tudo o que aconteceu, aprender e construir planos para 2007.

Importante é verificar o que não foi feito do planejamento estabelecido e identificar os motivos. Afinal, tão mais importante do que compreender o que não foi feito são os motivos que impediram a sua realização.

Este tipo de conhecimento é estratégico para obter sucesso em novas tentativas.

Com este aprendizado simples, pode-se evitar que o mesmo aconteça em 2007 e chegar o mais perto possível de atingir, em sua totalidade, os objetivos e metas identificados no planejamento.

Pensando nisto, há um conjunto de ações a ser seguido:

Faça um diagnóstico de sua empresa

Para tudo que não pôde ser realizado em 2006, haverá uma nova chance de realizar em 2007. Da mesma forma, o que foi feito de errado neste ano, poderá ser feito novamente, com correção, no próximo ano.

O acerto poderá ser obtido, a partir das qualidades das ações definidas num plano e de sua articulação dentro da própria empresa. Ninguém faz nada sozinho. Uma das questões-chave para acertar é trabalhar com organização.

Otimismo sempre

Não deixe que a epidemia da desconfiança tome conta de seus negócios em 2007. Logicamente que você deverá, sempre, ter cautela nos investimentos. No entanto, ficar "em cima do muro" é pior do que tomar uma decisão errada, pois com os erros aprende-se algo para, da próxima vez, acertar. Se você pensa que é capaz, já tem 50% do sucesso atingido. O resto fica dependendo do trabalho.

O futuro começa hoje

O futuro de uma empresa é construído com ações tomadas no próprio dia-a-dia. A lógica é simples: fazer hoje, aqui, pensando em seus reflexos no amanhã, sempre enfrentando os desafios do agora. Ficar pensando apenas no que passou não irá levá-lo a lugar algum. É preciso dar movimento, vida, aos pensamentos.

O achismo leva a lugar nenhum

Substitua o achismo nas decisões por métodos que ofereçam um entendimento real da situação. Não fique apenas com sua opinião individual. As pesquisas de mercado, por exemplo, podem ser importantes ferramentas. Pare de achar as coisas: não protele decisões, crie coragem, vá em frente e faça o que precisa ser feito.

Os resultados da empresa e seus departamentos funcionais

Os resultados da empresa devem ser observados no todo. Porém, antes disto, é preciso medir e compreender os resultados proporcionados, individualmente em cada área da empresa. Faça um diagnóstico dos acontecimentos de cada departamento em 2006 e identifique suas perspectivas para 2007. É preciso alinhar seus objetivos com o objetivo maior da empresa. A integração entre os departamentos deve ser total.

Vá além da adaptação ao mercado: seja ativo

Não se limite apenas a adaptar-se ao mercado. Muitas vezes, é preciso mudar a postura, sendo mais ativo e não apenas passivo diante das coisas. Ajude a transformar o mercado com suas atitudes.

Cuide da relação com os clientes

Faça uma análise dos seguintes itens:

•   Qual foi a taxa de conversão de potenciais clientes em clientes?

•   Como foi o nível de perda de clientes? Quais as razões?

•   Como estão os índices de satisfação dos clientes?

•   Quais são seus resultados, comparativamente aos dos principais concorrentes?

Pense nestes aspectos, procure as respostas e tome decisões necessárias.
Estes são apenas alguns dos aspectos que você deve considerar para melhor condução dos negócios. Informação, análise e organização são essenciais para o sucesso.

Faz e acontece | Empreendedorismo
Prepare sua empresa para um ano de muito sucesso
Passo a Passo | Gestão Contábil
Lucratividade: missão principal de uma empresa
Preto no branco
Inteligência Fiscal | Tributária
Prazos de guarda de documentos trabalhistas
Comportamento | Gestão de Pessoas
É hora de acertar o 13º salário
Aprender para Crescer | Gestão de Empresas
Responsabilidade social, um compromisso com a sociedade
Acerte no alvo
Especial
Velas de Natal

Outras edições

2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006

Deixe seu email para receber nossa newsletter