Organização Contábil Carlos Muller

Boletim do Empresário
setembro 2008

Empreendedorismo | Práticas & Resultados

Procuram-se líderes nas empresas

A estimativa é de que apenas 5% da população esteja apta à liderança

Na edição anterior do Boletim do Empresário, a matéria de capa abordou o tema sucessão empresarial a partir da adolescência do sucessor. Para finalizar esta temática é imprescindível considerar a importância e o papel do líder no processo sucessório. Segundo o consultor em gestão empresarial e gerenciamento de riscos Tancredo Otaviano Dias, o principal fator de sucesso de uma empresa na atualidade é a sua liderança.

“A capacidade de liderança deve ser mantida ou ampliada em um processo de sucessão para assegurar a continuidade e o crescimento sustentado da empresa”, afirma Dias. A maioria das empresas brasileiras é familiar, semelhante a outras partes do mundo. Elas podem ser eficientes com membros da família ou com pessoas que não pertencem ao mesmo grupo. Isto vem ocorrendo com certa freqüência em muitos casos brasileiros.

Segundo Dias, estas diferentes realidades ocorrem porque o importante em um processo de sucessão é a adequação da cultura da empresa, ou seja, a consolidação de um sistema de gestão do seu “DNA”. “A governança corporativa e a gestão do processo de sucessão, muitas vezes, são tratadas incorretamente”, ressalta. É neste momento que uma empresa com liderança deficiente ou ineficaz pode comprometer o futuro, ocasionando a perda da própria empresa.

Liderança

A liderança tem sido tema de palestras, seminários e workshops devido às dificuldades atuais para encontrar profissionais com 0 desejado perfil. Mas por que isto vem ocorrendo agora, em pleno Século 21? Segundo Dias, sempre houve dificuldade para encontrar estes profissionais. “Eles constituem uma parcela muito pequena da população brasileira, estimada em 5% ou menos. Em algumas empresas a dificuldade é maior por causa de aspectos culturais que inibem o desenvolvimento das lideranças.”

Para o consultor em gestão empresarial, os principais inibidores da liderança são:

•    excesso de autoritarismo;

•    centralização do poder e das tomadas de decisões;

•    visão materialista (valor patrimonial) superior à visão humanista (valor das pessoas);

•    conceito de que os colaboradores são custos e problemas;

•    falta de reconhecimento e oportunidades de crescimento pessoal e profissional;

•    falta de confiança mútua e parceria entre a empresa e os funcionários;

•    sistema de trabalho opressivo e clima organizacional negativo.

Mas para evitar todas estas inibições dentro do setor corporativo, o empresário precisa adequar os seus aspectos culturais contrários ao surgimento e desenvolvimento de líderes e, depois, reconhecer a importância fundamental dos líderes para o sucesso da empresa. “É preciso ainda que ele invista adequadamente na seleção de líderes e no desenvolvimento continuado das competências, condições adequadas para o trabalho, motivação e satisfação”, garante Dias.

 

Os líderes têm função primordial em uma empresa. Eles conduzem os funcionários para atender às necessidades da organização e fazem a estratégia acontecer no sistema operacional, proporcionando a obtenção dos resultados planejados. Os líderes realmente eficazes unem a empresa e os colaboradores em busca da satisfação mútua.

Influências

Um líder não é imune às influências, sejam elas positivas ou negativas. Ele é resultado das suas características pessoais únicas e das influências dos ambientes em que vive e dos respectivos agentes. “Um bom líder tem que saber lidar com influências, recebendo-as ou exercendo-as, no sentido de cumprir com eficácia o seu papel nas empresas”, acredita Dias. A dica vale para qualquer tipo de influência, desde a de um conselho da organização até a influência vinda de suas relações familiares.

Principais desafios

•    Adaptar-se à cultura da empresa

•    Entender o que a empresa deseja

•    Ter bom relacionamento com seus superiores e subordinados

•    Motivar a equipe para contribuir na realização das metas estabelecidas

Características

•    Autoconhecimento

•    Visão positiva do futuro

•    Foco nos resultados

•    Estabilidade emocional

•    Relacionamento interpessoal

•    Carisma

•    Persuasão

•    Exemplos positivos de conduta

Comportamento | Gestão de Pessoas
Por que fazer amizades no trabalho?
Aprender para Crescer | Gestão de Empresas
Conheça três modalidades de estratégias comerciais
Empreendedorismo | Práticas & Resultados
Procuram-se líderes nas empresas
Gestão Contábil | Inteligência Fiscal
SPED: simplificando processos nas organizações
Gestão Contábil | Prática Trabalhista
Prazos e periodicidade para exames médicos

Outras edições

2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006

Deixe seu email para receber nossa newsletter