Organização Contábil Carlos Muller

Boletim do Empresário
abril 2008

Empreendedorismo | Especial 25 de Abril - Dia do Contabilista

Assessoria - Aprimoramento para o sucesso

Busca de ajuda profissional, em diversas áreas do conhecimento, pode ajudar sua empresa crescer

Falta de informação. Este é o principal problema enfrentado hoje por empresários que pretendem alavancar seus negócios, mas não conseguem. É o que afirma Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente regional de uma unidade do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Uma das soluções é buscar, para cada área da sua empresa, o conhecimento com profissionais especializados. Além de ajuda técnica especializada, o empresário necessita também de ferramentas adequadas (softwares, pesquisas de mercado, equipamentos, formulários de controle, profissionais capacitados etc) e, o mais importante, atitude e vontade para melhorar.

Um profissional indispensável para todas as empresas é o Contabilista, que comemora sua data no dia 25 de abril. Para o Professor Doutor Antônio Lopes de Sá, especialista de renome na área contábil do país, a contabilidade é a ciência da prosperidade dos empreendimentos humanos; ou seja, ela estuda a riqueza sob o aspecto da eficácia desta. Para ele, "os contabilistas são competentes, pois representam um verdadeiro contingente de bem-estar das sociedades humanas".

O Professor Lopes de Sá afirma ainda que a grande missão do contabilista é orientar para que todas as empresas sigam caminhos adequados, no sentido de serem perenemente eficazes. "Zelando para que estas empresas não cometam erros, para que atendam às múltiplas exigências do Poder Público, os profissionais da contabilidade cumprem as suas missões de forma competente", diz o Professor. Somente no Brasil, existem 400 mil contabilistas e ainda 70 mil empresas de contabilidade. Entre as principais entidades de classe estão os Conselhos Regionais de Contabilidade, os SESCONs (na parte empresarial contábil), seguidos dos sindicatos, associações, academias e institutos diversos.

Panorama

Lopes de Sá vê o mercado de trabalho, na área da contabilidade, como o melhor dentre todas as profissões. Segundo ele, cada empresa, cada instituição, precisa ter pelo menos um contabilista responsável. "Com o crescimento da produção nacional, sempre maiores serão as necessidades desses profissionais", afirma. A maior dificuldade enfrentada hoje pelo profissional da contabilidade é atender aos excessos da burocracia fiscal. "Em segundo lugar é conciliar ética com os graves defeitos da lei, que interferem no campo contábil", afirma. Várias são as funções do contabilista, mas as de grande destaque são as de responsabilidade pela informação patrimonial, fiscalidade, auditoria, perícia e consultoria.

Para o futuro da profissão, Lopes de Sá destaca que todos os setores possuem perspectivas relevantes, mas os relativos à informação e perícia são os que oferecem melhores oportunidades no mercado de trabalho. "Novos campos estão sendo abertos nas áreas da contabilidade social, ambiental e de estratégia", conta. "É preciso manter conhecimento teórico associado ao prático. Não adianta apenas saber fazer - é preciso saber por que se faz."

Multidisciplinar

Para que uma empresa consiga alcançar o sucesso, é preciso que ela tenha bons resultados também em outras áreas do conhecimento. Além do contabilista, muitas vezes ela ainda precisa de orientação e boa assessoria sobre engenharia, advocacia, marketing, administração, gestão de pessoas, entre outras.

No entanto, essa assessoria muitas vezes não precisa ocorrer simultâneamente. É preciso identificar as prioridades, empenhando esforços nas áreas que apresentam maior carência.

Feiras e eventos voltados ao segmento de atuação da empresa são importantes para buscar informações atualizadas sobre ferramentas e tendências de mercado.

Outra dica é procurar entidades de classe, sindicatos ou associações de cada categoria, localizados na sua região, para pedir orientações sobre determinados assuntos. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, possui inúmeras unidades espalhadas pelo Brasil, que podem assessorar o empresariado local. Na internet, também é possível localizar sites que indiquem a melhor forma de obter informações e endereços das unidades procuradas.

Com essas ações e ajuda profissional de especialistas, você estará dando passos importante para o crescimento de sua empresa.

Passo a Passo | Gestão Contábil
Alteração de Contrato de Trabalho
Inteligência Fiscal | Tributária
Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008
Comportamento | Gestão de Pessoas
Valorização do funcionário: sua empresa só tem a ganhar
Aprender para Crescer | Gestão de Empresas
Avalie os pontos fortes e fracos de sua empresa
Super Simples
Distribuição de lucros ao titular ou sócios isentos do Imposto de Renda
Empreendedorismo | Especial 25 de Abril - Dia do Contabilista
Assessoria - Aprimoramento para o sucesso

Outras edições

2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006

Deixe seu email para receber nossa newsletter