Organização Contábil Carlos Muller

Boletim do Empresário
janeiro 2008

Faz e acontece | Empreendedorismo

Cultura organizacional - uma contribuição de todos

O conjunto formado por visão, missão e valores é o cenário onde a cultura empresarial será construída

Ordem e Progresso. Estas duas palavras são conhecidas do povo brasileiro por constarem na bandeira nacional. Porém, elas significam mais do que uma simples legenda e indicam o caminho para a transformação de uma nação e, por que não, da sua empresa. A ordem é o mesmo que organização; e o progresso, o desenvolvimento; ambos sinônimos que compõem a base de uma cultura organizacional. Mas como desenvolvê-los na sua empresa?

A incapacidade de organização é um mal ancestral entre a maioria dos brasileiros, porém fugir deste vício nacional é possível. Para que a cultura organizacional seja implantada, siga alguns fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização das pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias; e responsabilidade social.

Estes temas descritos sempre estarão presentes no Boletim do Empresário por serem atuais e considerados fundamentos de excelência pela FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), baseados em práticas encontradas em organizações líderes. Dessa forma, obter conhecimentos sobre a própria empresa, e sobre o mercado atual, favorecem o crescimento empresarial.

Cultura empresarial

Para o psicólogo organizacional e consultor de empresas Marcos Kraide, as organizações, tal como os países, têm uma cultura única. "Ela manifesta-se por meio de padrões de comportamento, resistência dos gestores e dos empregados às mudanças, como conseqüência dos valores, crenças, mitos e tabus. Por isso, é crucial que as empresas divulguem, de forma explícita, quais são os princípios que norteiam sua gestão", afirma. Para ele, a razão por que algumas empresas têm sucesso a longo prazo, enquanto outras fracassam, está na sua cultura organizacional.

Cultura de valorizacão das pessoas

Uma perigosa armadilha, na qual muitos empresários ainda caem, é a desconsideração em crenças e valores dos colaboradores. De acordo com Kraide, utilizando-se da regra do poder unilateral, é possível que o empresário inicie um caminho fácil para a derrota. "O poder deverá ser exercido em múltiplas direções. Os gestores devem deixar claro o que esperam dos seus colaboradores e ficar sempre atentos às inovações propostas por eles, assim como seus anseios e necessidades", lembra. O sucesso da organização apenas será alcançado se ambos os lados sentirem-se parte de uma mesma cultura.

Cultura de mercado

O fato é que a cultura organizacional precisa ser constantemente renovada, de acordo com as tendências de mercado. Foi o que fez a Coca-Cola quando pretendia mudar a forma de suas garrafas. Houve muitos protestos, mesmo com pesquisas de marketing que apontavam a necessidade dessa operação. Assim, a empresa pensou numa solução: ao lado da nova embalagem, lançada no mercado, o antigo formato foi batizado de "classic coke", como consta no texto "Mundialização e Cultura", de Renato Ortiz.

Mesmo numa era de grande dinamismo, tudo pode ser mudado na empresa, exceto seus valores básicos. "Estes têm de ser imutáveis", afirma Kraide. Porém, ele ressalta que a abertura para a mudança já se tornou uma característica indispensável no atual mundo corporativo. "Entretanto, a história da organização não pode ser relegada para segundo plano; e a tradição, materializada pelas conquistas do passado, deverá tornar-se referência no presente", afirma. O grande desafio, portanto, é aliar o passado vitorioso com um presente preparado para a melhoria contínua.

Faz e acontece | Empreendedorismo
Cultura organizacional - uma contribuição de todos
Passo a Passo | Gestão Contábil
Procedimentos para gerenciar o seu estoque
Comportamento | Gestão de Pessoas
Excelência na comunicação interna pode minimizar a fofoca
A comunicação eficiente reduz os boatos
Aprender para Crescer | Gestão de Empresas
Vantagens dos indicadores na sua empresa
Características de um bom indicador
Super Simples
Escrituração do livro Caixa
De olho no Fisco

Outras edições

2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006

Deixe seu email para receber nossa newsletter