Organização Contábil Carlos Muller

Boletim do Empresário
julho 2007

Faz e acontece | Empreendedorismo

Gestão baseada em fatos e informações

Para tornar sua empresa ainda mais competitiva

Um gestor de empresas é capaz de tomar decisões satisfatórias todos os dias? Na rotina e pressões do dia-a-dia, todas as decisões podem ser consideradas como ótimas?

A compreensão dessa realidade é muito simples: uma decisão para ser considerada ótima exige de seu tomador dois fatores básicos:

1) a disponibilidade da quantidade de informações, na medida necessária, e,

2) o tempo disponível, também na medida necessária, para fazer a análise.

Entretanto, a combinação destes dois fatores é algo bastante difícil. Muitas vezes, quando se obtém a informação, não se tem tempo para analisá-la, pois ela precisa ser tomada no ato.

Quando a gestão é baseada em fatos e na experiência do gestor

Há situações em que o gestor não tem a informação adequada, em qualidade e quantidade. Neste caso conta muito o feeling, ou seja, a experiência que o gestor acumulou em negócios anteriores, baseada em fatos passados.

Nesse contexto, as decisões dos gestores, por melhores que sejam suas intenções, são consideradas apenas satisfatórias, pois representam a posição adequada para aquele momento.

O gestor deve ser o mais objetivo e sensato possível. E também absorver todas as informações úteis que estejam disponíveis e possam ser levadas em conta em um processo decisório.

Em uma gestão baseada em fatos as decisões devem ser pautadas mediante a realidade que se tem e não em suposições. Ela possibilita a qualificação de um processo decisório, reduzindo-se as incertezas e os riscos.

Uma vez tendo-se definição e compreensão real dos fatos, haverá maior probabilidade de sucesso nos negócios. Afinal, um fato é algo real, que pode ser comparado, medido, analisado, discutido; enfim, é algo possível para pautar ou definir o que fazer.

A informação tem função estratégica na gestão do negócio

Querer administrar um negócio sem trabalhar com informação é o mesmo que dar um tiro sem usar mira: você acaba acertando em qualquer coisa.

Com a nítida compreensão dessa necessidade, a gestão do negócio converge para um cenário baseado em informações e fatos, cabendo à direção da empresa administrar adequadamente essas atividades. No caso, administrar refere-se à captação, organização e utilização das informações.

Crie elementos de suporte à gestão da informação

A fonte de abastecimento do sistema de informação de sua empresa exige participação decisiva das pessoas.

A informação e a realidade de um fato devem gerar conhecimento, ação e, principalmente, resultado à empresa. O não-atendimento dessa lógica dá um caráter falho ao processo.

Entretanto, sua gestão requer, no mínimo, a utilização de softwares, procedimentos e equipamentos que possibilitem agilidade ao processo de organização, oferta, e captação de informações, principalmente em ações que dizem respeito ao relacionamento com o cliente.

Uma eficiente gestão baseada em fatos e informações envolve todos os departamentos da empresa, bem como clientes e mercado, de maneira que se forme uma engrenagem perfeita, onde o gestor possa atuar e tomar decisões coerentes e acertadas para o desenvolvimento do negócio.

Nem tudo acontece apenas dentro da empresa

Há um jargão comercial que diz "dentro da empresa só há problemas e despesas. As oportunidades do negócio estão lá fora, no mercado".

A realidade é exatamente esta. Por isso o gestor precisa estar sintonizado com os acontecimentos fora da empresa, para poder identificar as oportunidades e ameaças que rondam o seu negócio. São essas oportunidades e/ou ameaças que o farão perder ou ganhar dinheiro.

Peter Drucker, um dos maiores gurus da Administração contemporânea, adverte que: "a melhor forma de obter informações relevantes, genuínas e significativas sobre o negócio é ir pessoalmente para o mercado. Não importa se os relatórios estejam bons; nada supera uma observação pessoal".

Portanto, quando precisar tomar decisões, principalmente aquelas de caráter mais relevantes em termos de mercado, siga as orientações de Drucker: deixe um pouco o conforto de sua sala e vá para o lugar onde exatamente os fatos estão acontecendo, para poder trabalhar com a realidade.

Faz e acontece | Empreendedorismo
Gestão baseada em fatos e informações
Passo a Passo | Gestão Contábil
Melhore a sua gestão financeira através do controle do movimento bancário
Inteligência Fiscal | Tributária
Nova contribuição para a Previdência Social
De olho no fisco
Comportamento | Gestão de Pessoas
Qualidade de vida, muito mais que saúde física
Dicas para melhorar a qualidade de vida
Super Simples
Inscrição no Supersimples
Fique atento

Outras edições

2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006

Deixe seu email para receber nossa newsletter