Organização Contábil Carlos Muller

Boletim do Empresário
novembro 2006

Faz e acontece | Empreendedorismo

Planejamento: o caminho certo para o sucesso

Utilize essa poderosa ferramenta de gestão para planejar e controlar o desenvolvimento da sua empresa.

Planejar é uma atividade vital para qualquer empresa que deseja ter sucesso. No atual contexto do mundo dos negócios, o planejamento transformou-se em sinônimo de qualidade de gestão, criando condições práticas para assegurar padrões de competitividade e sobrevivência.

O planejamento, portanto, está ganhando força e status dentro das organizações, transformando-se em poderosa ferramenta de gestão.

Trabalhar com planejamento torna mais fácil atingir os objetivos da empresa. Além disto, evita aquela situação incômoda de "apagar incêndios", lidando com imprevistos e coisas do gênero.

Para auxiliar no planejamento de sua atividade, procure seguir os passos indicados abaixo:

Como planejar?

Faça uma análise da atual posição de sua empresa no mercado. Depois, defina onde pretende chegar. Por último, estabeleça ações que necessitam ser colocadas em prática para que as duas partes se conectem.

Quando começar o planejamento?

Muitas empresas começam a definir seu planejamento para o próximo ano já a partir de setembro, de maneira que, em novembro, no mais tardar dezembro, já exista um plano formal e oficial para nortear as ações do próximo ano.

Após fazer o planejamento para 2007 - período que está mais próximo, comece a construir as bases para o planejamento de médio e longo prazos (2008, 2009, 2010, por exemplo), de maneira que possa trabalhar dentro de um modelo de gestão com excelência, tornando possível a geração de crescimento para a empresa e desenvolvimento para a sociedade.

É só planejar e pronto?

Nada disso! Tão mais importante do que planejar é desenvolver um controle das atividades que estão sendo executadas, pois sempre há ajustes a serem feitos. O controle é a outra face da moeda chamada planejamento.

Aprender com o passado

Para um planejamento bem feito, é preciso analisar as experiências do passado. Aprender com os erros é essencial para o sucesso. O aprendizado é um componente de grande valor num planejamento, pois corresponde a uma experiência vivida.

Pontos que um planejamento deve abordar

O planejamento deve ser composto por um conjunto de ações, envolvendo as áreas de Marketing, Finanças, Produção e Serviços, Recursos Humanos e Informática para cada mês do ano, acompanhado das respectivas metas e prazos.

Em hipótese alguma esqueça de considerar uma previsão com as receitas, despesas e volume de vendas para o ano seguinte.

Além disto, um planejamento deve ser feito sob três condições: uma realista, uma otimista e outra pessimista.

Se for o caso, procure desenvolver um método próprio para a sistemática do seu planejamento: você pode fazer uso de tecnologias avançadas ou trabalhar com as ferramentas básicas de seu dia-a-dia, mas o importante é, sempre, planejar.

O planejamento deve envolver a opinião de todos na empresa

Os colaboradores da empresa, de todos os departamentos, devem oferecer suas contribuições no processo de construção do planejamento. Deve-se promover discussões internas para que todos estejam comprometidos com as ações a serem desenvolvidas. Aliás, comprometimento é palavra-chave para obter o sucesso, neste caso.

Se você já trabalha dentro de uma filosofia empresarial de planejamento, parabéns. Do contrário, nunca é tarde para começar a desenvolvê-la.

Faz e acontece | Empreendedorismo
Planejamento: o caminho certo para o sucesso
Passo a Passo | Gestão Contábil
Ponto de equilíbrio do negócio
Preto no branco
Inteligência Fiscal | Tributária
Como controlar adequadamente seus impostos
De olho no fisco
Comportamento | Gestão de Pessoas
Férias coletivas
Prepare-se para as férias
Aprender para Crescer | Gestão de Empresas
Foco no cliente e no mercado
Acerte no alvo

Outras edições

2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006

Deixe seu email para receber nossa newsletter